Pesquisar
Close this search box.

Tendências de SEO

Tendências de SEO

Já falei sobre o assunto em posts, anteriores, mas neste, especificamente, quero abordar algumas tendências de SEO importantes, já que o tema é dinâmico e as mudanças são frequentes.

Pois é, quando o assunto é SEO as regras costumam mudar no meio do jogo, principalmente em se tratando de algoritmos, mas nem tudo está perdido, afinal, o que é bem feito e tem relevância continua valendo. Confira!

Relembre o que é SEO

O termo SEO é a abreviação de Search Engine Optimization (otimização para os mecanismos de busca) e refere-se a um grupo de estratégias que tem como objetivo melhorar o posicionamento de uma página nos serviços de busca de forma orgânica, ou seja, sem que a marca precise pagar por isso.

Na esteira das mudanças e das frequentes atualizações dos algoritmos, a turma das estratégias de marketing está sempre de olho nas tendências de SEO para poder ajustar o rumo e conseguir os melhores resultados. Confira algumas delas.

Conteúdo que seja útil

Houve um tempo, muito distante, em que encher um texto de palavras-chaves era o suficiente para ranquear bem. Hoje em dia um conteúdo assim pode até ser penalizado pelo Google.

De qualquer forma, sempre que você pensar em uma estratégia de SEO, lembre-se que construir uma reputação e autoridade no assunto são os alicerces para um bom volume de tráfego orgânico e para gerar bons leads.

Tenha em mente que o tempo que o usuário passa no seu site é proporcional à qualidade das informações. Quanto mais útil o conteúdo, mais ele permanece navegando por lá e melhor será seu desempenho na SERP (Search Engine Results Page).

Experiência do usuário

Além de entregar conteúdos relevantes, é fundamental pensar na experiência do usuário, seja melhorando o layout ou a estrutura do site, o tempo de carregamento ou a facilidade de navegação.

Os usuários estão cada vez mais exigentes e com tantos estímulos e ofertas de informação não estão dispostos a aceitar qualquer coisa e perder tempo, por isso analisar os detalhes também é importante para conseguir aparecer nos primeiros resultados em uma SERP.

SEO para YouTube

Cada vez mais as pessoas buscam informação em plataformas de vídeo como o YouTube, por isso, o SEO também é essencial para que esse tipo de mídia consiga  aparecer de forma orgânica.

Além de conteúdo relevante e de qualidade, é importante usar palavras-chave estratégicas, descrições completas, tags úteis e bons títulos.

Recomendação de clientes

Sabe qual o bem mais precioso da sua empresa? O cliente. Sendo assim, usar sua opinião de maneira pública é uma tendência de SEO que complementa suas estratégias para melhorar o desempenho do site nas SERPs.

Aproveite para utilizar depoimentos de seus clientes para gerar autoridade em seus conteúdos. A maneira mais simples de conseguir isso é solicitar um simples testemunho ‒ positivo, é claro ‒ sobre o uso do produto ou serviço que você oferece.

Acompanhar as mudanças e tendências de SEO é fundamental para conseguir bons resultados. A tarefa nem sempre é fácil, já que os resultados tendem a ser mais lentos, apesar disso, o tráfego orgânico costuma gerar frutos por muito tempo.

Conhece alguém que precisa conhecer essas tendências de SEO? Compartilhe sem moderação.

Com amor, Raquel 🧡

Receba dicas e conteúdos

Receba dicas e conteúdos

Posts relacionados - Blog Raquel Antoniette