Pesquisar
Close this search box.

SEO: o que é e como usar nas suas estratégias?

SEO: o que é e como usar nas suas estratégias?

O trabalho de SEO é a tarefa invisível do marketing, são os bastidores da construção de uma marca no mundo online. Ranquear bem no Google é um desafio difícil e de longo prazo. Além disso, as regras do jogo mudam a todo momento.

‌Então, por que é que ele é tão importante? Justamente porque ser consistente nas suas estratégias é o que faz os resultados aparecerem, e tudo passa a valer a pena. Nesse artigo você vai entender melhor o conceito e como utilizá-lo.Boa leitura!

O que é SEO?

O termo SEO é a abreviação de Search Engine Optimization (otimização para os mecanismos de busca) e refere-se a um grupo de estratégias que tem como objetivo melhorar o posicionamento de uma página nos serviços de busca de forma orgânica, ou seja, sem que a marca precise pagar por isso.

‌Conheça alguns termos e conceitos básicos:

  • Tráfego orgânico – esse é termo utilizado quando nos referimos ao volume de visitas que seu site recebe de forma espontânea, sem que você precise pagar para isso. Ele pode ser proveniente dos mecanismos de busca ou de links em outros sites parceiros;
  • Algoritmos de busca – é um conjunto linhas de programação criadas para verificar uma grandes quantidades de informações com o objetivo de encontrar um dado específico;
  • SEO técnico – refere-se a um conjunto de técnicas e recursos que são a fundação do site, ou seja, a infraestrutura tem que ser boa e responsiva para que os outros aspecto do SEO funcionem;
  • Link building – é a construção de atalhos entre as páginas de um site que direcionam o tráfego de forma que isso fortaleça a imagem dele para os mecanismos de busca.

Estratégias práticas de SEO

Agora que você já conhece os termos, entenda qual é o básico das estratégias de marketing e SEO para conseguir um bom ranqueamento.

Pesquisa de palavras-chave

    ‌Encontrar a palavra-chave certa não é, necessariamente, descobrir qual tem o maior volume de buscas e sim a que também se conecta melhor com a necessidade do seu público.

    Produção de conteúdo otimizado

      ‌Além de produzir bons conteúdos que sejam relevantes para seu público, você precisa atualizar aqueles que são muito antigos ou que podem estar atrapalhando o desempenho do site com informações ultrapassadas e imagens muito carregadas.

      Link building estratégico

        ‌Não existe uma quantidade certa de links internos a serem usados, mas também não é bom encher o texto com eles. O ideal é usar conteúdos estratégicos, que sejam relevantes para quem está lendo o texto em que eles serão colocados.

        Qual o futuro do SEO?

        O uso de IAs para a produção de conteúdo já é uma realidade e o sistema de busca, muito em breve, também deve incorporar essas ferramentas. Contudo, algumas questões já estão sendo levantadas sobre os efeitos a longo prazo, já que esses recursos podem comprometer a qualidade e a autoridade dos resultados.

        ‌De qualquer forma, uma boa prática de SEO continua sendo oferecer conteúdos de qualidade, com autoridade e que possam gerar valor para quem efetua a busca. Assim, há boas chances de aparecer nas primeiras posições.

        ‌Compartilhe este artigo com alguém!

        Com amor, Raquel 🧡

        Receba dicas e conteúdos

        Receba dicas e conteúdos

        Posts relacionados - Blog Raquel Antoniette