Pesquisar
Close this search box.

Qual a relação entre saúde mental no ambiente de trabalho e treinamento de equipe?

Qual a relação entre saúde mental no ambiente de trabalho e treinamento de equipe?

Se pensarmos no tempo que passamos no ambiente de trabalho todos os dias fica óbvio a relevância que esse espaço tem na nossa saúde mental. Mesmo que a participação seja em regime misto ou apenas online, muitos aspectos, como a capacitação e a cultura organizacional são determinantes para o bem estar psicológico.

Portanto, cuidar desse aspecto é fundamental, afinal, pessoas fazem parte da tríade mais importante de um negócio: produto, cliente e colaboradores.O convite hoje é para você refletir sobre isso. Pode deitar no divã, se preferir. Boa leitura.

O que pode causar problemas de saúde mental em uma empresa?

É difícil controlar fatores externos que podem afetar o bem estar dos funcionários, contudo, é possível prestar atenção a algumas situações que são as maiores causadoras de estresse no ambiente de trabalho.

Carga excessiva de trabalho 

Essa situação pode levar ao esgotamento físico e mental, causando fadiga, estresse, ansiedade e depressão. 

Além disso, pode ainda evoluir para o desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal, gerando problemas de relacionamento e doenças ocupacionais. Não é raro que isso aconteça por falta de organização e metodologia de trabalho.

Ausência de desenvolvimento profissional

Pode levar à sensação de estagnação e de falta de propósito no trabalho, daí para a pessoa perder o interesse e a motivação é um pulo. Além de ter um impacto direto na saúde mental do funcionário, a empresa também é prejudicada, pois a falta de compromisso pode gerar maior índice de absenteísmo.

Já passou pela constrangedora situação de receber atendimento de uma pessoa desmotivada ou desinteressada? Muito ruim, não é mesmo?

Falta de controle e autonomia

Uma pessoa que não tem capacitação ou autonomia para realizar suas atividades pode desenvolver ansiedade, estresse e até depressão. Não conseguir resolver questões relacionadas às suas atividades por falta de treinamento pode levar ainda à sobrecarga de trabalho.

Feedbacks negativos e não reconhecimento profissional

Metas inalcançáveis, cobranças excessivas, falta de investimentos em treinamento de equipe e dificuldades de diálogo estão no topo das situações que mais contribuem para fragilizar a saúde mental dentro do ambiente de trabalho. 

Dicas de como promover a saúde mental na sua empresa

Algumas ações relativamente simples ajudam a melhorar o ambiente de trabalho, contudo, você também precisa investir em aspectos mais complexos e com resultados a médio prazo. 

Treinamento de líderes

Algumas atitudes da liderança podem se tornar gatilhos para o surgimento de problemas psicológicos na equipe. Além de capacitar os líderes nas suas funções, também é essencial um treinamento que ajude a desenvolver habilidades socioemocionais.

Promover um ambiente de trabalho colaborativo

Um ambiente colaborativo proporciona aos funcionários chances de aprender e crescer, o que pode levar a melhores oportunidades de carreira. Além disso, quem tem o apoio dos colegas, fica menos propenso a sentir estresse no trabalho.

Qual o papel do treinamento de equipe na saúde mental

O treinamento de equipe e a capacitação têm um papel importante na promoção da saúde mental em uma empresa, afinal é isso que permite que os funcionários adquiram as ferramentas e o conhecimento necessários para executar suas tarefas com segurança e eficiência. Ou seja, quem sente-se confiante, é reconhecido e tem boas perspectivas tende a lidar melhor com o estresse.

Para você qual a melhor maneira de cuidar da saúde mental em uma empresa? Deixe seu comentário.

Com amor, Raquel 🧡

Receba dicas e conteúdos

Receba dicas e conteúdos

Posts relacionados - Blog Raquel Antoniette