Pesquisar
Close this search box.

Otimização de SEO: saia do óbvio para melhorar o ranqueamento.

Otimização de SEO: saia do óbvio para melhorar o ranqueamento.

Decidi abordar o tema da otimização de SEO de forma mais aprofundada nesta postagem, reconheço a importância de mergulhar mais fundo neste tópico complexo. Vamos retomar alguns conceitos e discutir aspectos práticos que podem ser úteis em suas estratégias. Boa leitura!”

Dicionário de otimização de SEO

Para entender melhor como funcionam as estratégias de SEO, é importante conhecer alguns termos:

Tráfego orgânico – é utilizado quando nos referimos ao volume de visitas que seu site recebe de forma espontânea, sem que você precise pagar para isso. Ele pode ser proveniente dos mecanismos de busca ou de links em outros sites parceiros;

Motores de busca – é uma ferramenta que funciona coletando informações de vários sites da web e indexando-as em um banco de dados. Quando alguém pesquisa um termo ou palavra, o motor de busca usa os algoritmos para encontrar e classificar os resultados mais relevantes para essa consulta;

Algoritmos – é um conjunto de instruções em forma de linhas de programação. No caso de um motor de busca, os algoritmos são usados para classificar e organizar os resultados da pesquisa de acordo com sua relevância para a consulta do usuário;

Link building – é a construção de atalhos entre as páginas de um site que direcionam o tráfego de maneira que isso fortaleça a imagem dele para os mecanismos de busca;

Indexação – no caso dos motores de busca, refere-se ao processo de coletar, organizar e armazenar informações de páginas da web em um banco de dados para que possam ser rapidamente recuperadas e exibidas em resposta às consultas dos usuários.

Dicas incomuns para otimização de SEO

Quando se fala em SEO, normalmente, a primeira coisa que vem à mente é encontrar uma boa palavra-chave, o que não é um erro, mas nem só de keywords vive um mecanismo de busca. Confira.

Palavra-chave

‌Não é só sair por aí procurando qual palavra tem mais buscas na internet, pense no objetivo da pesquisa. O que o usuário está procurando? Qual a sua intenção?

Crie URLs amigáveis

URL é o endereço da página na web e quanto mais simples e fácil de lembrar ela for, melhor.

Exclua conteúdos que prejudicam o desempenho

Essa história de que quanto mais melhor, nem sempre é verdade. Conteúdos desatualizados e de má qualidade podem prejudicar o desempenho.

Acelere o processo de indexação

Se você atualizou um conteúdo, ajude o mecanismo de busca a encontrá-lo mais rápido. No caso do Google, use o Search Console para fazer isso.

Aposte em buzz content

Aproveite assuntos em alta que geram muita discussão e produza conteúdos com essa temática, mas que se relacionem com seu negócio, claro.

Conhecer o básico para otimização de SEO é importante, mas também é fundamental um profundo conhecimento do seu negócio e do seu cliente para que você consiga criar estratégias próprias com bons resultados.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que vai gostar dessas informações!

Com amor, Raquel 🧡

Receba dicas e conteúdos

Receba dicas e conteúdos

Posts relacionados - Blog Raquel Antoniette