Pesquisar
Close this search box.

Os 5 mandamentos do bom relacionamento com o cliente

Os 5 mandamentos do bom relacionamento com o cliente

Já ouviram o ditado: “isso tá pior que briga de foice no escuro”? A disputa pela atenção do consumidor está mais ou menos assim. O melhor que você pode fazer para ter vantagem competitiva é se preocupar em construir um bom relacionamento com o cliente.

Afinal, consumidores satisfeitos têm muito mais chances de comprar novamente, recomendar a empresa para outras pessoas e, consequentemente, gerar mais receita.

Mas, como construir um bom relacionamento com cliente? Existem alguns princípios básicos que podem ajudar você a subir mais um degrau nessa empreitada. Neste artigo, vamos comentar 5 mandamentos de um CS (Customer Success) bem planejado.

Atendimento ao cliente e relacionamento com o cliente

Primeiro, é importante entender que relacionamento com cliente e atendimento ao cliente são coisas distintas, apesar de estarem totalmente conectadas.

Para você assimilar melhor, tenha em mente que o atendimento é, por natureza, um serviço reativo, ou seja, ela se manifesta a partir das dúvidas e solicitações do cliente. Um bom exemplo é o uso do WhatsApp Business para responder de maneira rápida e eficiente algumas perguntas básicas.

Já o relacionamento com o cliente ou Costumer Sucess é proativo e envolve estratégias que antecipam as necessidades do consumidor com o objetivo de cativar, satisfazer e fidelizá-lo.

Os 5 mandamentos do bom relacionamento com cliente

Uma boa gestão de relacionamento com o cliente (CRM) envolve diversos fatores e enumerar todos deixaria o texto muito extenso e complexo sem, necessariamente, contribuir com a informação. 

Para conseguir um panorama completo e personalizado, o ideal é criar estratégias próprias com a ajuda de uma consultoria. De qualquer forma, vale a pena destacar alguns pontos fundamentais.

1. Jornada do cliente

É através do mapeamento da jornada do cliente que você entenderá como é a experiência completa do seu público com a empresa, desde o primeiro contato até o pós venda.

2. Agilidade no atendimento

Quando você consegue atender seus clientes de forma rápida, seja para solucionar uma dúvida, resolver um problema ou efetuar uma venda, gera uma boa impressão imediata sobre a marca. Além disso, a agilidade tem reflexos também na redução de custos.

3.Treinamento de equipe

Ter uma equipe realmente preparada é essencial para um relacionamento com o cliente de sucesso e o segredo é investir em treinamento da equipe.

Quando as pessoas repetem processos, elas desenvolvem melhor suas habilidades para lidar com as eventualidades do dia a dia, transmitindo segurança e eficiência para o público.

4. Atendimento humanizado

Tem coisa mais chata que ter a sua privacidade invadida? O atendimento humanizado não aposta no marketing agressivo, ao contrário, procura criar estratégias que atendam as necessidades do cliente de forma eficiente, mas gentil.  A ideia é tornar-se parceira do consumidor a fim de gerar fidelização.  

5. Uso de tecnologia

Não dá para pensar em relacionamento com o cliente sem usar a tecnologia para aprimorar a interação com os consumidores. Seja para demandas do dia a dia ou para ações programadas em datas comemorativas, os recursos tecnológicos trazem agilidade e personalização.

Um bom exemplo de ferramenta que facilita o relacionamento com o cliente é o WhatsApp Business, além de ser gratuito, ele oferece excelentes recursos de forma simplificada. 
Sabia que você pode contar com ajuda para alinhar suas estratégias? Entre em contato comigo para conversarmos sobre consultoria!

Com Amor, Raquel 🧡

Receba dicas e conteúdos

Receba dicas e conteúdos