Maturidade digital ou você evolui ou vai ficar batendo cabeça

Maturidade digital ou você evolui ou vai ficar batendo cabeça

Falei um pouco sobre maturidade digital no artigo “Empreendedorismo é apenas o começo”, mas nunca é demais discutir um assunto tão importante. Afinal, evoluir no aspecto tecnológico, quando o tema é marketing digital, jornada do cliente e comunicação é o melhor caminho para uma empresa crescer de forma consistente.

Vamos relembrar um pouco o que é maturidade digital e como você pode ajudar a sua empresa a conquistá-la. Boa leitura.

Maturidade digital, afinal o que é isso?

Esse é um termo utilizado para avaliar o quanto uma empresa é capaz de aproveitar bem o potencial que as tecnologias e avanços digitais oferecem e, com isso, criar estratégias que sejam baseadas no comportamento e nas necessidades do seu público.

Note que não é porque uma empresa tem um bom nível de digitalização ou usa muita tecnologia que ela já atingiu a maturidade digital. O que define onde ela se encontra é se ela consegue usar estrategicamente os dados que o sistema oferece.

As 4 dimensões da maturidade digital e suas práticas

Segundo um estudo da empresa de consultoria McKinsey sobre o assunto, há quatro dimensões da maturidade digital e em cada uma delas se destacam algumas práticas importantes para o amadurecimento de uma empresa.

Estratégia

Nessa dimensão é importante ter consciência sobre a mudança e entender que essa é uma aspiração de médio e longo prazo em constante transformação. Além disso, é fundamental haver um forte vínculo com as estratégias de negócio e o foco total no cliente.

Capacidade

Claro que para as coisas funcionarem na prática é preciso investir em vendas e marketing digital, além de conhecer muito bem a jornada do cliente para que seja possível gerar valor para o seu consumidor.

Quando se trata de maturidade digital, tudo isso só é possível quando você domina os recursos tecnológicos disponíveis a ponto de entender e analisar os dados obtidos e aplicá-los às estratégias.

Organização

A estrutura tanto física quanto organizacional da empresa precisa se preparar para isso com um sistema de gestão eficiente em coletar, analisar, entender e aplicar a análise de dados em suas estratégias.  Além disso, é fundamental investir na contratação e treinamento de talentos.

Cultura

Diante de tantas transformações aceleradas só é possível desenvolver maturidade digital se a empresa tiver agilidade na tomada de decisões e estiver aberta à experimentação, testando e aprendendo com os dados obtidos. 

Mais uma vez vou destacar a importância dos colaboradores internos e do treinamento para que todo mundo esteja em sintonia. Como fazer isso? Com a orientação externa de profissionais preparados.

Você sabe como está a maturidade digital da sua empresa?

Um estudo do o Boston Consulting Group mostrou que há quatro estágios de desenvolvimento que ajudam empresas a entenderem melhor onde elas estão em relação à maturidade digital.

Nascente – usam dados e informações terceirizadas mas não analisam os resultados de vendas.

Emergente – utiliza dados próprios para suas estratégias e testa cada canal de mídia.

Conectado todos os dados são integrados nos diversos canais com avaliação do ROI (retorno sobre investimento).

Multi Momento – nesse estágio a empresa já tem suas estratégias claras e a agilidade para realizar ações direcionadas para cada perfil de cliente em diferentes canais de mídia.

E aí? Se identificou com algum deles ou não tem nem a menor ideia em que pé está a maturidade digital da sua empresa?

A resposta pode ser mais simples do que você imagina. Entre em contato comigo e vamos descobrir juntos!

Com amor, Raquel 🧡

Receba dicas e conteúdos

Receba dicas e conteúdos

Posts relacionados - Blog Raquel Antoniette