Pesquisar
Close this search box.

Maturidade digital ou você evolui ou vai ficar batendo cabeça

Maturidade digital ou você evolui ou vai ficar batendo cabeça

Falei um pouco sobre maturidade digital no artigo “Empreendedorismo é apenas o começo”, mas nunca é demais discutir um assunto tão importante. Afinal, evoluir no aspecto tecnológico, quando o tema é marketing digital, jornada do cliente e comunicação é o melhor caminho para uma empresa crescer de forma consistente.

Vamos relembrar um pouco o que é maturidade digital e como você pode ajudar a sua empresa a conquistá-la. Boa leitura.

Maturidade digital, afinal o que é isso?

Esse é um termo utilizado para avaliar o quanto uma empresa é capaz de aproveitar bem o potencial que as tecnologias e avanços digitais oferecem e, com isso, criar estratégias que sejam baseadas no comportamento e nas necessidades do seu público.

Note que não é porque uma empresa tem um bom nível de digitalização ou usa muita tecnologia que ela já atingiu a maturidade digital. O que define onde ela se encontra é se ela consegue usar estrategicamente os dados que o sistema oferece.

As 4 dimensões da maturidade digital e suas práticas

Segundo um estudo da empresa de consultoria McKinsey sobre o assunto, há quatro dimensões da maturidade digital e em cada uma delas se destacam algumas práticas importantes para o amadurecimento de uma empresa.

Estratégia

Nessa dimensão é importante ter consciência sobre a mudança e entender que essa é uma aspiração de médio e longo prazo em constante transformação. Além disso, é fundamental haver um forte vínculo com as estratégias de negócio e o foco total no cliente.

Capacidade

Claro que para as coisas funcionarem na prática é preciso investir em vendas e marketing digital, além de conhecer muito bem a jornada do cliente para que seja possível gerar valor para o seu consumidor.

Quando se trata de maturidade digital, tudo isso só é possível quando você domina os recursos tecnológicos disponíveis a ponto de entender e analisar os dados obtidos e aplicá-los às estratégias.

Organização

A estrutura tanto física quanto organizacional da empresa precisa se preparar para isso com um sistema de gestão eficiente em coletar, analisar, entender e aplicar a análise de dados em suas estratégias.  Além disso, é fundamental investir na contratação e treinamento de talentos.

Cultura

Diante de tantas transformações aceleradas só é possível desenvolver maturidade digital se a empresa tiver agilidade na tomada de decisões e estiver aberta à experimentação, testando e aprendendo com os dados obtidos. 

Mais uma vez vou destacar a importância dos colaboradores internos e do treinamento para que todo mundo esteja em sintonia. Como fazer isso? Com a orientação externa de profissionais preparados.

Você sabe como está a maturidade digital da sua empresa?

Um estudo do o Boston Consulting Group mostrou que há quatro estágios de desenvolvimento que ajudam empresas a entenderem melhor onde elas estão em relação à maturidade digital.

Nascente – usam dados e informações terceirizadas mas não analisam os resultados de vendas.

Emergente – utiliza dados próprios para suas estratégias e testa cada canal de mídia.

Conectado todos os dados são integrados nos diversos canais com avaliação do ROI (retorno sobre investimento).

Multi Momento – nesse estágio a empresa já tem suas estratégias claras e a agilidade para realizar ações direcionadas para cada perfil de cliente em diferentes canais de mídia.

E aí? Se identificou com algum deles ou não tem nem a menor ideia em que pé está a maturidade digital da sua empresa?

A resposta pode ser mais simples do que você imagina. Entre em contato comigo e vamos descobrir juntos!

Com amor, Raquel 🧡

Receba dicas e conteúdos

Receba dicas e conteúdos

Posts relacionados - Blog Raquel Antoniette