Pesquisar
Close this search box.

Jornada do cliente e estratégias que fazem sentido para sua empresa

Jornada do cliente e estratégias que fazem sentido para sua empresa

Sabe qual a coisa mais frequente que encontro no dia a dia dos clientes? Falta de direção. Exato, muitas vezes vejo desperdício de tempo e dinheiro em ações que não foram planejadas. Pior, que não usam a jornada do cliente, muito menos estratégias pautadas nessa premissa, e que poderiam fazer sentido para o crescimento da empresa.

Já passei por essa situação inúmeras vezes e, infelizmente, ela é bem mais comum do que vocês imaginam, tanto em pequenas empresas como em grandes corporações. Quer entender como sair dessa ratoeira? Vem comigo nessa leitura.

Você lembra da jornada do cliente?

Já falei sobre isso algumas vezes, mas este é um tema que nunca é demais. A jornada do cliente é o caminho que seu cliente percorre a partir do momento em que faz o primeiro contato com sua marca e se estende até o pós venda.

E isso não vale só para quem vende um produto, prestadores de serviço também precisam mapear esse percurso. O conceito é aplicável a qualquer modelo de negócio e passa pelas seguintes etapas:

  • Atração;
  • Consideração;
  • Decisão;
  • Retenção;
  • Difusão.

Por que priorizar estratégias com base na jornada do cliente?

Empresas que navegam sem uma bússola no oceano do marketing digital se perdem em estratégias ineficazes, perdendo  tempo e dinheiro em iniciativas que não geram os resultados esperados.

É nesse cenário que a jornada do cliente surge como um farol, guiando as empresas por um caminho pautado por estratégias personalizadas que melhoram o atendimento e a experiência do cliente (UX), e que aumentam as chances de ter sucesso e ser mais eficiente.

Entenda, essa é maneira certa de parar de perder tempo no dia a dia com coisas que não trazem resultado para você e para sua empresa!

Como unir jornada do cliente e estratégias de sucesso?

Ah Raquel, é fácil falar, mas como é que isso funciona na prática? Se você acompanha as minhas publicações, já aprendeu muita coisa. Mas, vou colocar algumas perguntas que podem ajudar você a entender melhor.

Identifique os pontos de maior impacto

  • Quais são as etapas da jornada do cliente que geram o maior retorno sobre investimento (ROI)?
  • Que pontos críticos influenciam a decisão de compra?
  • Como otimizar recursos para ter mais impacto nas ações estratégicas?

Alinhe as estratégias com as necessidades do cliente

  • Posso tornar as experiências do cliente excepcionais e personalizadas?
  • Como aumentar a retenção, a fidelização e melhorar a advocacy dos clientes?
  • Quais ações garantem uma UX coesa e consistente em todos os canais?

Elimine distrações e atividades irrelevantes

  • Quais tarefas não agregam valor à jornada do cliente ou aos objetivos do negócio?
  • Posso eliminar processos ineficientes e burocráticos que impedem o progresso?
  • Como libero tempo e recursos para focar nas atividades que realmente importam?

Se todas essas perguntas deram um nó na sua cabeça, não se desespere, afinal, respondê-las nem sempre é uma tarefa fácil. A boa notícia é que, hoje em dia, está cada vez mais simples usar a jornada do cliente e estratégias baseadas nela. Recursos como o WhatsApp Business e decisões baseadas em dados concretos (data analytics) estão mais acessíveis para qualquer empresa.

Precisa de ajuda para destravar todo potencial do seu negócio? Fale comigo.

Com Amor, Raquel 🧡

Receba dicas e conteúdos

Receba dicas e conteúdos