Pesquisar
Close this search box.

É possível automatizar um pitch de vendas?

É possível automatizar um pitch de vendas?

Tem um ditado famoso que diz o seguinte: “muitas vezes, o que não é importante ser dito é importante não ser dito”, afinal, uma ideia ou proposta fora de contexto pode ter um efeito oposto ao esperado. Por isso, ter um pitch de vendas alinhado às suas estratégias e coerente com a jornada do seu cliente é fundamental para conseguir bons resultados.

‌Com tanta coisa acontecendo na área da tecnologia, tem gente apostando na automação quando se trata de atendimento, mas será que dá mesmo para fazer isso de maneira viável? Que rufem os tambores, porque a ideia é tentar responder essa pergunta neste artigo. Vamos lá?

Você sabe o que é um pitch de vendas?

Pitch de vendas é um roteiro resumido e de curta duração que determina o que será falado ao cliente durante o processo de vendas para chegar a um resultado esperado, que pode ou não ser a compra de um produto/serviço.

‌Digo isso porque ele pode ser usado também para vender uma ideia, um conceito ou até mesmo uma crença. De qualquer forma, para que o pitch de vendas funcione é importante:

  • ‌conhecer bem o seu público;
  • saber exatamente o resultado que você espera;
  • ter um CTA (call to action) claro e objetivo.

Qual o momento certo de usar o pitch de vendas com seu lead?

Entender em que etapa da jornada do cliente o seu lead está é essencial para que a comunicação seja efetiva. Usar um pitch de vendas fora de contexto pode não só prejudicar a venda, como criar uma imagem ruim da empresa.

Aprendizado e descoberta

É nessa etapa que o consumidor começa a descobrir a sua marca e o que você oferece por meio de propagandas ou conteúdos.

Muitas vezes, ele ainda não entende que tem um problema ou uma “dor” – como dizemos em marketing ele começa a perceber isso e se interessa mais sobre o assunto, passando para a segunda etapa.

Reconhecimento do problema

‌Agora que a pessoa já tem consciência da sua “dor” é o momento em que ela vai avaliar qual o impacto dessa dificuldade no seu dia a dia. Para isso, vai se aprofundar nas pesquisas em busca de uma solução.

Consideração da solução

Quando o consumidor está nessa etapa é porque ele já reconheceu que tem uma necessidade e passa a avaliar quais as opções de marcas, produtos e serviços podem resolver da melhor forma a questão.

‌Por isso, é comum que esse possível cliente entre em contato ou seja abordado pelo pessoal de vendas justamente nessa etapa.

Decisão de compra

Nesse momento a equipe de vendas deve estar preparada para apresentar seus produtos/serviços como a melhor opção para satisfazer as necessidades do consumidor.

WhatsApp Comercial e pitch de vendas combinam?

Não tenho dúvida alguma que o WhatsApp Comercial é um dos melhores canais de comunicação com o cliente. Contudo, ainda não é possível utilizá-lo para automatizar um pitch de vendas. Você pode sim aproveitar muito essa ferramenta para acelerar a comunicação com mensagens automáticas, atendimento inicial, informações de produtos e catálogos.

‌Existem sistemas que automatizam a venda nos aspectos mais burocráticos, mas um pitch de vendas bem executado ainda depende do ser humano que seja treinado e tenha conhecimento sobre o produto/serviço.

‌Quer entender a jornada do seu cliente e preparar o seu time de vendas? Entre em contato comigo.

Com amor, Raquel 🧡

Receba dicas e conteúdos

Receba dicas e conteúdos

Posts relacionados - Blog Raquel Antoniette