Pesquisar
Close this search box.

Padronização no atendimento pode melhorar a humanização?

Padronização no atendimento pode melhorar a humanização?

O cliente sempre foi rei, mas estamos, definitivamente, na era da experiência do cliente. Por isso é tão importante entender profundamente a melhor maneira de interagir com ele. Mas, será que a padronização no atendimento pode garantir consistência e qualidade a um serviço?

‌Esse é o caminho certo ou padronizar pode desumanizar essa relação tão delicada? Padronização é o mesmo que robotização? Vamos tentar esclarecer essas questões neste artigo.

Padronização no atendimento x robotização

Quando falo em padronização no atendimento estou me referindo a elaboração de um conjunto de práticas que serão usadas na abordagem aos clientes para que a imagem da empresa seja uniforme para todo seu público em todos os pontos de contato.

‌Quando bem aplicada, ela estabelece diretrizes e procedimentos que garantem um serviço homogêneo, construindo confiança, previsibilidade e um padrão de excelência.

‌Sendo assim, a robotização pode ou não fazer parte desse processo. Embora a automação tenha vantagens em termos de eficiência, temos que reconhecer que ela pode resultar na perda do toque humano. Para que isso não aconteça, é preciso um bom planejamento estratégico que possa unir as duas, com bons resultados.

Humanização por meio da padronização no atendimento

A chave para construir um atendimento excepcional está em encontrar equilíbrio entre a padronização e a humanização. Enquanto a primeira estabelece um alicerce sólido, criando consistência e eficiência, é a segunda que dá vida ao atendimento, transformando interações comuns em experiências memoráveis.

‌A padronização no atendimento, quando bem implantada, libera tempo e recursos para os profissionais se concentrarem em aspectos mais humanos do processo, como empatia, compreensão e personalização.

Integração dos canais de atendimento e a padronização

Raquel, mas o que é que a padronização do atendimento tem a ver com os canais? Tudo, afinal, sempre que o cliente entra em contato com sua marca ele vaia gregando algo á imagem que ele tem da sua empresa

Também não tem como falar de canais de atendimento sem bater na mesma tecla de sempre, você conhece a jornada do seu cliente? Pois é, tudo começa por ai, e uma coisa bem feita leva a outra e por fim, a um resultado excepcional.

‌Apesar de parecer que a integração dos canais de atendimento não tem uma relação direta com o cliente, é bom lembrar que isso acaba interferindo na percepção que ele tem sobre a consistência do serviço.

‌Por isso, a padronização do atendimento, a integração e o gerenciamento de todos os canais de uma maneira uniforme é a base sólida para construir uma imagem que reflete seus valores e, ao mesmo tempo, atende as necessidades dele.

O impacto positivo na experiência do cliente

Com esse alicerce bem estruturado, você proporciona uma experiência mais uniforme e eficiente, que vai impactar de forma positiva o relacionamento de vocês. Lembre-se também que é fundamental investir em treinamentos para sua equipe que abordem o produto/serviço e habilidades comportamentais, como comunicação e empatia.

‌Tire um momento para refletir sobre qual pode ser o impacto da padronização do atendimento no seu negócio. Pela minha experiência, eu arrisco dizer que os resultados podem surpreender você.

‌Quer levar excelência para seu atendimento? Entre em contato comigo!

Com amor, Raquel 🧡

Receba dicas e conteúdos

Receba dicas e conteúdos