Pesquisar
Close this search box.

AGORA É HORA DE FOCAR NO DIA DAS MÃES

AGORA É HORA DE FOCAR NO DIA DAS MÃES

Com o fim da Páscoa, os empreendedores voltam as atenções para as estratégias de vendas para o Dia das Mães, celebrado na segunda semana de Maio e que é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro.

Uma projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostra que o faturamento na data deve atingir mais de R$ 50 bilhões, seguindo a expectativa de crescimento do ano anterior. Segundo a entidade, em sua maioria, as compras são de itens em vestuário, calçados, perfumaria e decoração.

Por isso, é muito importante utilizar a data para criar promoções personalizadas, estimular o engajamento com os clientes nas redes sociais, aumentar a fidelização e promover o reconhecimento de marca.

Confira abaixo seis dicas que listei para ajudá-los a impulsionar suas vendas nos canais digitais para o Dia das Mães:

Hora de ser criativo

Agora é a hora de colocar toda a sua criatividade e de sua equipe em jogo para criar o máximo de conteúdo possível para as diferentes redes.

Crie um planejamento que mescle postagens sobre os produtos e promoções, utilizando-se dos diferentes formatos que as redes permitem como vídeos curtos e lives demonstrativas.

A rede social permite oportunidades de interação direta com a audiência. Por isso, é possível criar publicações com dicas de presentes de acordo com o perfil da mãe, divulgar promoções de curto prazo, batalha de produtos, caixa de perguntas para conhecer a sua audiência, entre outras possibilidades.

Crie guias de presentes

Uma dica interessante para conhecer sua audiência é utilizar das caixas de perguntas ou batalha entre produtos nos stories do Instagram e do Facebook, pois assim é possível identificar os interesses do seu público e criar promoções personalizadas.

Além disso, crie conteúdos que sirvam de guia de presentes para os clientes que ainda não se decidiram o que comprar. Esse tipo de conteúdo oferece conveniência para os consumidores, porque podem ser separados por valores, perfis de mães, categorias de produtos, entre outras possibilidades.

Comunique em diferentes plataformas

Muitos empreendedores acreditam que apenas os conteúdos para as redes sociais serão importantes para as vendas. Grande engano. Com o auxílio das ferramentas digitais, há possibilidade de ir muito além.

É possível criar uma campanha com o envio de e-mail marketing, por exemplo. O conteúdo informativo permite mostrar como os produtos oferecidos ajudam nas “dores” dos consumidores e estimulam aos indecisos a tomarem a decisão na hora da compra.

Uma alternativa é o envio de mensagens em aplicativos de mensagens, como WhatsApp, para anunciar novos produtos e promoções. Por ser uma ferramenta de uso instantâneo, os clientes que ainda não escolheram os presentes das mamães podem optar pela sua marca ao lembrá-los da importância da data.

Conteúdos diferenciados

Apesar das vendas serem o principal foco da comunicação da sua empresa, aposte em conteúdos diferenciados que atraia a atenção dos seus clientes.

Promoções relâmpagos, por exemplo, ativam o senso de urgência dos consumidores e os estimulam a comprar mais rapidamente, visando não perder o prazo para a data ou, até mesmo, escolher bons produtos antes da comemoração.

Outra possibilidade é criar conteúdos com seus funcionários que estimulem seus clientes a replicarem em suas próprias redes sociais. Pode ser criado uma ação de recriação de fotos antigas da família ou um comparativo de fotos das mães jovens e nos dias atuais.

Estimule os clientes a produzirem conteúdos

A data estimula que mães e filhos registrem os bons momentos de celebração juntos e, com isso, há a possibilidade de a marca receber marcações em diversos conteúdos para as redes sociais.

Por isso, informe aos clientes as marcações e hashtags para que sua empresa compartilhe também em suas próprias redes, o que aumenta o reconhecimento da marca e o engajamento.

Quando o conteúdo é criado pelo consumidor, ele assume o protagonismo da publicidade espontânea e transmite mais reconhecimento de marca para a empresa, além de potencializar a visualização de seus produtos para futuros potenciais clientes.

Experiência e Jornada do Cliente

Um ponto que não pode ser negligenciado é a experiência e jornada do cliente, desde o momento da pesquisa pelo produto em sua loja até o pós-venda. Isso é muito importante ter em mente, sobretudo em datas importantes, como o Dia das Mães, cujo fluxo de venda é grande.

A jornada do cliente é importante para que as empresas entendam os desejos, as necessidades e expectativas dos consumidores. Assim é possível criar soluções personalizadas e, com isso, fidelizar a clientela.

Apostar em oferecer a melhor experiência durante a jornada de compra é garantir que o cliente volte novamente para realizar mais aquisições, além de torná-lo embaixador espontâneo da sua marca para outros potenciais consumidores.

Depois de colocar em prática as dicas para impulsionar suas vendas durante o Dia das Mães, lembre-se de observar com carinho para todas as informações que as ferramentas digitais oferecem e saber como foi a adesão da sua campanha, por exemplo, quais conteúdos foram mais curtidos e compartilhados, qual é o público que mais interagiu com os materiais, quais dicas e horários as postagens tiveram maior alcance, entre outros dados.

Assim você poderá saber o que será preciso ajustar para obter ainda melhor performance na próxima campanha =) .

Com amor, Raquel 🧡

Receba dicas e conteúdos

Receba dicas e conteúdos

Posts relacionados - Blog Raquel Antoniette